quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Finalidades educativas do grupo


Para planear a actividade, tivemos em conta os objectivos educativos da equipa pedagógica e do grupo e as características das crianças com 5 anos parafraseadas pelas teorias do desenvolvimento.

Sendo a sala Arco-íris uma sala de Pré-escolar (5 anos), a educadora têm como objectivo primordial preparar a transição das crianças para o 1º Ciclo. Nesse sentido, tem dado bastante importância à Área da Expressão e da Comunicação, nomeadamente ao domínio das Expressões, da Linguagem Oral e Abordagem à escrita e da Matemática. Tem procurado fomentar nas crianças o interesse pela contagem simples, pelos fonemas, pelas rimas, pelas lengalengas, pela identificação de letras, pelas noções lógico-matemáticas e pelo controlo do grafismo. No que se refere à Área e Conhecimento do Mundo, os objectivos passam pela valorização e sensibilização das crianças para os fenómenos naturais, através do Ensino Experimental das Ciências.

Contudo, não descura da Área de Formação Pessoal e Social, procurando que cada criança descubra a sua identidade, a sua autonomia, o seu auto-controle e a sua auto-estima.

A educadora não segue nenhuma influência pedagógica em concreto. Assume-se ecléctica, aproveitando o que pensa ser útil em cada modelo para o seu grupo de crianças.

Na sala arco-íris, os pais assumem um papel participativo a todos os níveis. A educadora opta por, na primeira reunião, dar a conhecer a rotina e os objectivos que pretende alcançar com o grupo, ao mesmo tempo que recebe um feedback dos pais, ficando a conhecer melhor as especificidades de cada criança. Esta ligação educativa é contínua ao longo do ano, através de contactos formais e informais, quer individual quer em grupo.

Importa salientar que quer a sala Arco-íris, quer todo o Colégio estão envolvidos no projecto Eco-escolas, visando a sensibilização das crianças para a reciclagem e para o reaproveitamento de materiais de desperdício.


Características das crianças com 5 anos


A maioria das teorias sobre o desenvolvimento humano vê a idade Pré-Escolar como fundamental na vida humana, pois nesta fase o organismo torna-se capacitado para executar actividades psicológicas mais complicadas, como por exemplo: o uso da linguagem articulada. É também nesta etapa que a personalidade da criança começa a tornar-se clara e definida.

Segundo Erikson (1959), nesta fase há duas qualidades imprescindíveis que emergem que são: a autonomia e a iniciativa. Tenha-se em atenção que a cultura tem um papel indispensável na aquisição dessas qualidades fundamentais.

De acordo com a teoria de Piaget, a fase Pré-Escolar corresponde ao estádio pré-operacional do desenvolvimento cognitivo. As operações mentais nesta idade restringem-se basicamente aos significados imediatos do mundo da criança. A primeira etapa deste estádio caracteriza-se pelo pensamento egocêntrico e a segunda etapa pela ampliação do seu mundo cognitivo, o que constitui o chamando pensamento intuitivo.

Segundo Enderle (1987), nesta etapa as crianças adquirem grandes e significativas mudanças nas principais áreas de desenvolvimento motor, intelectual, emocional, afectivo e social.

Saliente-se ainda que nesta etapa a linguagem escrita surge e para além de fazer parte do sistema de representação começa a tornar-se objecto de interesse das crianças. Nesta altura a criança também amplia a sua capacidade linguística, através do uso de verbos simples e advérbios de tempo e lugar.

As crianças com a idade de cinco anos apresentam um vocabulário diversificado, conseguem pronunciar a maioria das palavras, fazem muitas perguntas e manifestam precisão e destreza na motricidade para correr, saltar, sentar, etc. Segundo Gabriela Portugal (2009, 17) “para Vygostky, a linguagem e o conhecimento operam em conjunto dando curso às ideias, antecipando mentalmente acções, descrevendo e argumentando”.

Em conclusão, a motricidade fina está mais desenvolvida, pois já conseguem recortar, manipular, construir e conseguem escrever o seu nome.


Referências

Enderele, C. (1987). Psicologia do desenvolvimento: o processo evolutivo da criança. Porto Alegre: Artes Médicas

Erickson, E. (1959). Identity and Life Cycle: psychological issues. Volume 1. Nova Iorque: International Universities Press

Portugal, G. (2009). Desenvolvimento e aprendizagem na infância. In A educação das crianças dos 0 aos 12 anos (pp.8-28). Relatório de Estudo: Parte I - Caracterização da situação. Lisboa: Conselho Nacional de Educação

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