sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Caracterização da sala Arco-íris


A sala representa um espelho da dinâmica do grupo de crianças. A sua disposição e oferta condicionam a qualidade do processo educativo, tornando-se numa peça fulcral para a compreensão do grupo e das suas etapas evolutivas a todos os níveis. Desta forma, é indispensável a caracterização da sala Arco-íris.


A sala Arco-íris é uma sala de tamanho médio, arejada e com grande incidência de luz solar (figura 4).A sala dispõe de uma educadora, que exerce as suas funções das 8:30h até às 13:30h e de duas auxiliares que permanecem a maior parte do tempo na sala e continuam, rotativamente, com as crianças na parte da tarde.
Está dividida em diversas áreas (ver planta), tais como: a do tapete (sofá), a da garagem, a da leitura, a do faz-de-conta (cozinha/quarto de dormir, teatro - figura 5) e num local próprio para o desenvolvimento das actividades práticas.



Figura 4 - Perspectiva frontal da sala


Figura 5 - Área do faz-de-conta


Figura 6 - Armários de arrumação de materiais

Através da nossa observação, tivemos a oportunidade de constatar que a sala dispõe de diversos armários de arrumação (figura 6), jogos e material lúdico adequado à respectiva faixa etária das crianças.
Nas paredes da sala estão expostos os trabalhos (figura 7) que as crianças efectuam, tendo também um quadro de aniversários e as letras do abecedário. Note-se que existe um lavabo (figura 8) dentro da sala para proceder à rápida higiene das crianças e limpeza do recinto quando necessário.

Refira-se ainda que a sala tem uma porta de acesso ao recreio exterior que tem que ser gerido por toda a comunidade escolar, pois o espaço exterior é reduzido.



Figura 7 - Exposição de trabalhos das crianças

Figura 8 - Lavabo da sala


A rotina da sala

De acordo com a rotina facultada pela educadora Maribel Pimenta, a hora de acolhimento das crianças realiza-se, todos os dias, entre as 8h e as 9h. Entre as 9 e as 9h45 é realizado o lanche da manhã e o controlo dos esfíncteres. Depois, e até as 11h, são realizadas actividades com a educadora e com as técnicas ou as crianças têm actividades extra-curriculares, dependendo do dia. Das 11h às 11h30 têm recreio. Das 11h30 à 13, é feita novamente a higiene e as crianças almoçam. Das 13h às 15h o tempo é ocupado no recreio e/ou na sala de actividades. Das 15h às 16h, as crianças lancham. Contudo, à Terça e à Quinta-feira, das 15h às 16h, as crianças têm natação. A partir das 16h até as 17h30 são realizadas actividades livres orientadas pelas técnicas de educação de infância. Até às 18h30, é feita a entrega das crianças.



Sem comentários:

Enviar um comentário